No mundo das vodkas existem bebidas boas e ruins, mas, principalmente, existem aquelas que podem ser sinônimos de uma ressaca difícil, ou de apenas mais uma manhã tranquila. A mais alta categoria é a Premium, a nobreza das vodkas. As vodkas de má qualidade tendem a deixar um gosto forte de álcool no paladar, assim como o aroma, que pode muitas vezes remeter ao álcool utilizado em produtos de limpeza.
As vodkas se dividem, primordialmente, em três grupos: Standard, Superior e Premium. As diferenças entre estas categorias vão desde o processo de fabricação, até o último gosto deixado no paladar.
As vodkas Standard, em geral, são destiladas três vezes, mas à medida que a categoria da bebida aumenta, ela pode passar por um processo um pouco mais complexo.
Smirnoff Red (Standard) e Smirnoff Black (Superior), por exemplo, estão em categorias diferentes porque depois de ser três vezes destilada de forma industrial, a Black passa ainda por uma destilação artesanal. O processo característico acaba por encarecer um pouco o produto.
Já as Premium podem ter sabor um pouco mais fresco ou podem lembrar algumas notas mais picantes, por exemplo. No entanto, uma característica comum entre todas as vodkas de melhor categoria é o fato de elas durarem no paladar, não "quiemarem" a garganta na hora da ingestão e não serem facilmente “esquecidas”.
Na hora de sentir as diferenças entre uma bebida e outra, existe uma técnica: a dos quatro 'F's: fragrance, flavor, feel e finish. As palavras em inglês remetem a: fragrância, sabor, textura e gosto final.
Exemplos de vodka Superior: Smirnoff Black (produzida no Reino Unido com a tradição russa), Absolut (Suécia), Stolichnaya (Rússia)
Exemplos de vodka Premium : Cîroc (França), Ketel One (Holanda), Belvedere (Polônia), Grey Goose (França) e Pravda (Polônia).
fonte trechos de reportagem www.abril.com.br/noticias/vodka-premium-nobreza-bebida-russia-576779.shtml
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Através da análise do cotidiano de seu estabelecimento, do recebimento da mercadoria até o produto final entregue na mão de seu cliente, pontos fracos serão analisados e soluções práticas e objetivas serão geradas, visando sempre a sua satisfação, a de seus clientes e a de seus funcionários.
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segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
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